SUSTENTABILIDADE E LOGÍSTICA REVERSA

Sustentabilidade é um assunto importante quando se pensa na LOGÍSTICA. Pois se a logística trata da cadeia de entrega, quem cuida da devolução, seja do produto entregue errado, com defeito, ou outro motivo qualquer, ou devolução dos "restos", da embalagem, ou mesmo do que sobrou após o uso.

Para dar conta deste assunto criou-se o conceito de LOGÍSTICA REVERSA (ou Logística Inversa).

"A Logística Reversa é de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos do pós consumo e pós venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade empresarial. apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico." Patrícia Guarniere - autora do livro: Logística Reversa

A Logística Reversa é a área responsável pelo fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc. A importância deste processo reside em dois extremos: em um, as regulamentações, que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso (como as embalagens de agrotóxicos ou baterias de celulares); na outra ponta, a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo, ou seja utilizar o resíduo para produção de outros produtos.

Entre as principais intenções da Logística Reversa está a de devolver todo o resíduo ao ponto de origem, para que seja reencaminhado ao circuito produtivo, seja para ser aproveitado como matéria prima da mesma linha de produção (reaproveitamento), seja para gerar um novo produto (reciclagem), fechando a cadeia produtiva.


Um exemplo sensacional está na Bcicleta de PET.


BICICLETA FEITA COM RESÍDUOS DE PET
 

Saiu ano passado a primeiríssima bicicleta feita de material reciclado! A parte confeccionada de garrafas PET, embalagens de shampoo e peças de geladeira é o quadro – peça que fica entre as rodas. E a parte mais legal: é criação do Brasil!

O artista plástico Juan Muzzi passou 12 anos (!) estudando a fabricação do modelo, bancando tudo do próprio bolso. Resultado: o cara tem a primeira patente de bike reciclável do mundo!



Ele conta que “a bicicleta é mais resistente, flexível e barata porque o plástico não enferruja e a fabricação transforma resíduos em um novo produto”.
Ele ainda diz que leva 2 minutos pra fazer uma peça, e 200 garrafas pet. Ano que vem, Juan pretende lançar uma cadeira de rodas feita da mesma maneira, que vai ser doada pra quem levar o material. Super legal!
Pra conseguir a sua é só entrar no site da Muzzi Cycles [1] e encomendar! Custa R$ 250, 00 aí é só customizar e colocar o resto das peças pra montar a bike!
Agora corre que já tem 2.500 pessoas na fila pra garantir uma, viu?!




Artigo retirado de adoro! – FARM RIO: http://www.farmrio.com.br/adoro
URLs citada neste artigo: [1] Muzzi Cycles: http://www.muzzicycles.com.br/cadastro.htm
_________________________________________________________________________________

Sites concultados e/ou trechos retirados dos sites:
http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/
http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/hotelaria/como-administrar-hoteis-gestao-estoque/
http://www.logisticadescomplicada.com/a-nova-onda-logistica-reversa/




Nenhum comentário:

Postar um comentário