No meio empresarial estoque significa capital, faz parte do ativo da empresa e classifica-se como ativo circulante. Porém, devemos destinguir "estoque" separando o uso desta palvra em duas imagens: o estoque (lugar onde se armazena) do estoque (o que é armazenado). Por que? Porque além de capital, quando visto como o que é armazenado, estoque quando visto como lugar que armazena, passa a ser lido como despesa (custo).
Segundo Slack (1997), autor que estuda o assunto, "estoque existe devido à diferença de ritmo ou de taxa entre
fornecimento e demanda".
Ou seja, se nosso hotel estivésse ao lado de um excelente produtor de amenities, com o qual tívéssemos ótimas relações talvez não nos fosse necessário armazená-las em nosso estoque central, pois o tempo entre precisar de amenites e obtê-las seria mínimo. Assim sendo, a responsabilidade sobre as mesmas poderiam ser transferidas para a Governança e controlados e distribuídos pelo setor em questão, diminuindo processos e custos.
Cada tipo de operação necessita de um tipo de estoque e Slack destaca quatro, cuja importância varia de acordo
com o tipo e posição dentro do processo produtivo:
− "Estoque Isolador (ou de segurança) - cujo objetivo é compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda";
− Estoque de Ciclo – que ocorre sempre que um ou mais estágios da
operação não fornecem todos os itens que produzem simultaneamente;
− Estoque no Canal (de distribuição) – que ocorre porque o material não
pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e
de demanda;
− Estoque de Antecipação – que ocorre sempre que se deseja ter o produto mediante flutuações na demanda (sazonalidade).
Na hotelaria há aspectos importantes a serem observados. O primeiro deles é o fato de que o nosso principal produto - hospedagem - ser extremamente perecível, pois quantificados por diárias, não se é possível vender amanhã a diária de hoje. Associado a este, estarão os demais serviços "conexos": restaurante (refeições); room service, lavanderia, etc... Para garantir a qualidade deste produto, assim como sua competitividade, não pode haver quebras de continuidade no processo de preparação do produto. Então, a "retagurda" (manutenção, suprimentos, insumos) tem que estar azeitada, para que o produto principal (room nights) e secundários (A&B, etc...) também esteja disponível para a "eventual" utilização.
Assim sendo, deve se levar em conta as características dos diversos itens (mais ou menos perecíveis, mais ou menos raros no mercado, mais ou menos distantes dos pontos de produção, mais ou menos caros), para se poder definir como e onde devem ser estocados.
Entre as preocupações necessárias estarão os aspectos da:
1) Segurança: patrimonial e humana
Acesso limitado, possibilidade de isolamento, atenção especial a itens com alto valor unitário ou com maior grau de atratividade - intençao: evitar desvio.
Iluminação e monitoramento – ambiente bem iluminado facilita o trabalho de verificação e checagem de itens em estoque. Existem empresas que colocam circuito fechado de TV e vídeo para monitorar as atividades na área de almoxarifado.
Controles: estoque mínimo, movimentação de estoque.
Centralização
de estoques (reduzindo par-estoques, estoques de setores e
centralizando o estoque de alimentos pré-preparados e porcionados);
2) Operacionais:
Compra adequada de produtos – Os volumes de compras devem ser feitos com critérios e embasados em planejamento e análise de consumo médio.*1
Rotatividade de estoque – Os itens devem seguir o princípio (PEPS)*2
Adequar as condições de armazenagem ao tipo de perecibilidade do produto: perecíveis, semi-perecíveis, não perecíveis*3
Excelente link com a área de Hotelaria, porém não ficou claro qual a parte é produção própria e qual é produção da fonte citada. Informar tb além da fonte o autor.
ResponderExcluirAS