Aplicação de conceitos
Customer Service - Serviço ao cliente é uma atividade
logística fundamental em qualquer empresa e especialmente na hotelaria,
responsável pelo meio de campo entre as atividades produtivas (preparação dos
apartamentos, restaurante, etc.) e as de marketing e vendas.
Hoje, não há como vender uma imagem e oferecer serviço não
condizente com a mesma, sem sofrer os prejuízos decorrentes da perda de
clientes. Estratégias e atividades operacionais devem estar integradas para que
a empresa fale a mesma linguagem. Da mesma forma, forte treinamento é
necessário, principalmente para quem está na linha de frente.
Gestão de Suprimentos - Fundamental para garantir o fornecimento
de produtos ou serviços, a qualquer hora. Talvez a hotelaria seja um dos
setores onde o nível de serviço (relação entre solicitações dos clientes
realizadas e atendidas) tenha que ser necessariamente 100%. Assim, os estoques
devem ser bem geridos para que não ocorram excessos (perdas por custos
financeiros, espaços ou deterioração de produtos por validade) ou faltas (quebra
do serviço ao cliente).
Recomendamos a utilização de metodologias de gestão de estoques, similares às praticadas na indústria, ou seja, baseadas em conceitos e suportadas por tecnologia de informação, para garantir, entre outros aspectos, a gestão das aquisições (lotes, estoques mínimos, pontos de pedido, consumo médio, cobertura dos estoques) e gestão dos estoques físicos (localização dos produtos, controles de lote e validade, gestão dos inventários de materiais - cíclicos ou rotativos).
Outro aspecto é o relacionamento com fornecedores, incluindo-se
programações de compras, gestão de estoques pelo fornecedor, contratos com
nível de serviço acordado, visando garantir a melhor gestão aliada à qualidade
dos serviços.
Movimentação - A gestão de movimentação e armazenagem de materiais, muitas vezes, é relegada, a partir dos planos das instalações do hotel. Os projetos civis e arquitetônicos focam na funcionalidade e aparência dos locais freqüentados pelos clientes, mas em muitos casos, esquecem de dar o mesmo tratamento aos locais de suporte, como à estocagem.
Para as empresa que sentirem necessidade de melhorar sua logística, a busca de um profissional ou empresa de consultoria, para uma avaliação, diagnóstico e geração de planos de adequação é recomendada.
Para as empresa que sentirem necessidade de melhorar sua logística, a busca de um profissional ou empresa de consultoria, para uma avaliação, diagnóstico e geração de planos de adequação é recomendada.
HotelNews - Edição 345 Julho / Agosto 2008 http://www.revistahotelnews.com.br/2006/ssHome/index.php?id=6&subId=1274&edicao=345&meio=../ssEdicoesAnteriores/meioEdicao.php&y=2008
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